Projectos

  • Agenda 21 Local Fridão

A Agenda 21 Local é um documento estratégico adoptado por vários países, incluindo Portugal na “Cimeira da Terra” no Rio – Brasil 1992 que estabelece um conjunto de medidas dirigidas às prioridades locais para o desenvolvimento sustentável das regiões.

A Junta de Freguesia de Fridão é a primeira do Concelho a iniciar este processo. Pretende com isso contribuir para o Desenvolvimento Sustentável da Freguesia. Ver mais 

  • Centro de Actividades Intergeracional

Contribuindo para colmatar as necessidades sentidas pelas diferentes faixas etárias da Freguesia de Fridão, desde Setembro de 2007 que a Junta de Freguesia dinamiza actividades para o mais pequenos, mais jovens, adultos e  mais idosos. Ver mais

  • Chão da Arrecada
O acesso a uma habitação condigna (com dimensões, condições de higiene e conforto adequados) é condição essencial para a integração social de qualquer indivíduo ou família e faz parte de qualquer projecto global de desenvolvimento. Em 1996 a Junta de Freguesia de Fridão deu inicio a um projecto de loteamento e de apoio à autoconstrução, denominado “Chão de Arrecada”. Esta área encontra-se subdividida em 57 lotes sendo que 28 foram doados à população, a qual assumiu unicamente as despesas resultantes da criação das infra-estruturas. Os objectivos que estiveram na origem deste projecto foram promover a fixação da população jovem na freguesia, combater a desertificação, responder às necessidades e aos problemas habitacionais da freguesia e dinamizar o tecido económico de Fridão. Neste momento já se encontram quatro habitações em construção e nos próximos meses perspectivam-se mais construções. Salienta-se ainda que neste Loteamento existem compradores também externos da Freguesia como do concelho de Amarante.
Esta procura de um lugar para viver em Fridão por parte de pessoas sem laços de qualquer espécies à Freguesia é uma tendência que se verifica a partir de 2003, seja pela qualidade de vida que Fridão globalmente oferece, seja pelo facto de que com a recuperação da EM 312 Fridão aproximou-se positivamente da cidade. 

 

Fase de construção




%d bloggers like this: